Vivo disponibiliza medidor de tráfego de dados para internet fixa - 22/03/2017

Recentes

Vivo disponibiliza medidor de tráfego de dados para internet fixa - 22/03/2017


Vivo disponibiliza medidor de tráfego de dados para internet fixa - 22/03/2017




Um grande medo paira sobre boa parte dos usuários de internet: as famigeradas franquias na banda larga fixa podem limitar e comprometer uma experiência de acesso que já não é tão boa. A Vivo desencadeou a polêmica no ano passado, e o assunto agora parece ficar ainda mais delicado: a operadora passou a disponibilizar um medidor de consumo para clientes de internet fixa.

A Vivo prometeu há algum tempo – ainda na época sobre a discussão sobre franquias – que lançaria uma ferramenta para aferir o consumo de dados. Ela finalmente está disponível, pelo menos para usuários da antiga GVT, e traz dados sobre o consumo de download e upload.

Para acessar, basta fazer o login no Meu Vivo, clicar em Meus Serviços e depois em “Ver Detalhes” no box sobre internet fixa:
Os dados não são mostrados em tempo real, e estão bem atrasados: a última medição disponível é de dezembro. Nesse mês, a Vivo diz que usei 368 GB de download e 55 GB de upload. De acordo com meu roteador, a medição da Vivo está muito equivocada: no período selecionado, foram trafegados 274 GB de download e 32 GB de upload.

É possível acessar medições desde outubro, que também estão muito fora da realidade. Em novembro, o sistema da operadora acusa 628 GB, sendo que o roteador registrou menos de 120 GB de tráfego nesse período.

O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo para entender o quão precisa é a ferramenta de medição de dados. E, como o Senado recentemente aprovou um projeto de lei proibindo franquias na internet fixa, também perguntamos se a operadora pretende aplicar limites mensais de consumo a seus clientes.

A operadora informa que o medidor está em fase beta, e nega que a disponibilidade do monitor de dados tenha relação com franquias de internet fixa. Veja a nota oficial (grifo nosso):

A Vivo informa que cumpre integralmente a decisão da Anatel de não adotar práticas de redução de velocidade, de suspensão de serviço ou de cobrança de tráfego excedente após o esgotamento de eventual franquia de internet fixa. Esta decisão continuará sendo respeitada, e sequer chegou a ser questionada pela Vivo.

A Vivo tem a estratégia de ser uma empresa que inova por meio de meios digitais e, por isso, oferece ferramentas como o Meu Vivo, para que os usuários possam ter autonomia para gerenciar e acompanhar diversas informações sobre os serviços disponibilizados. Pelo Meu Vivo, os clientes móveis podem, por exemplo, consultar segunda via de conta, informar pagamento de fatura, alterar vencimento e dados cadastrais, além de acompanhar o seu plano e sua pontuação no programa Vivo Valoriza.

Através do Meu Vivo, clientes de serviços fixos têm acesso a diversas funcionalidades e informações, entre elas, a possibilidade de acompanhar o consumo de dados, que está em fase beta. A Vivo nega veementemente que a oferta dessa funcionalidade tenha relação com a cobrança de tráfego excedente após o esgotamento de eventual franquia de internet fixa.

FONTE : TECNOBLOG

Postar um comentário

0 Comentários