Vivo começa a utilizar frequência de 1.800 MHz para 4G e promete LTE Advanced

Recentes

Vivo começa a utilizar frequência de 1.800 MHz para 4G e promete LTE Advanced


Vivo começa a utilizar frequência de 1.800 MHz para 4G e promete LTE Advanced


Depois de Claro e TIM, a Vivo anunciou que iniciou o processo de refarming de frequências e irá utilizar a faixa de 1.800 MHz para a tecnologia LTE. A frequência era utilizada exclusivamente em redes 2G e a operadora fez uma limpeza de blocos de 5 MHz para reaproveitá-los na tecnologia 4G.
Por ser uma frequência menor que a adotada atualmente pela operadora (2.600 MHz), a penetração de sinal será maior. Ao Teletime, a Vivo afirmou que investirá de forma agressiva no refarming (reaproveitamento de frequências) de 1.800 MHz, com a expectativa de fazer uma limpeza ainda maior na frequência da operadora. A ideia é fazer o mesmo com o 850 MHz, mas isso é um projeto a longo prazo, por se tratar da principal faixa da Vivo na oferta de 2G.

A Vivo também anunciou que irá fazer agregação de portadora e, assim, oferecer LTE Advanced, que permite maior velocidade na transmissão de dados. Durante a Futurecom, a operadora fez testes agregando as frequências de 1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MHz — essa última frequência também será utilizada pela operadora após a liberação das faixas da TV analógica. A faixa será desocupada em todo o Brasil apenas em 2018.
Durante os testes no evento, feitos com modem Snapdragon X16, a Vivo agregou 35 MHz de espectro utilizando modulação 256 QAM e tecnologia MIMO 4×4, que dobra o fluxo de dados entre antena e dispositivo. Com toda essa comunicação, é possível atingir velocidades acima de 530 Mb/s — resta saber se a operadora vai aumentar as franquias de dados na mesma proporção.



SEJA SEMPRE BEM VINDO EM NOSSO BLOG E OBRIGADO PELA VISITA CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK . E NO GOOGLE +

Postar um comentário

0 Comentários